Seguidores

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sublevação no Egito: a agonia de uma velha ordem

Tenho feito algumas leituras sobre a história recente do Egito e os acontecimentos atuais que trazem a esperança de mudanças para o povo egípcio,de maneira a dimensionar os acontecimentos à luz de padrões astrológicos recorrentes,temas que podem se repetir, fornecendo chaves para nossa compreensão.
Um fator que tem aparecido e considero intrigante: a ascensão ao poder dos presidentes que se seguiram à proclamação da república,se deu invariavelmente em sincronia com trânsitos de Jupiter e Saturno ,os chamados grandes cronocratas.Seria mais intrigante,não fosse do conhecimento do astrólogo que vos escreve a importância que todos os grandes astrólogos de outrora(os árabes e Lilly,por exemplo,em seu Prophetical Merline) sublinham quanto ao papel fundamental destes planetas nas grandes mudanças de cunho político-social-econômico,fato que comentei em outras ocasiões.

De acordo com isso,podemos então notar que:
Nasser - A 23 de Junho de 1956 , tornou-se presidente, um dia antes da Quadratura entre Júpiter e Saturno
Sadat- Em 14 de Outubro de 1970 , Ascendeu ao poder- um mês antes da oposição entre os dois planeta(18 de Novembro de 1970)
Mubarack - Tomou posse em Outubro de 1981 - fato precedido pela conjunção de Jupiter-Saturno (23 de Julho de 1981)

A conjunção dos Cronocratas se apresentava igualmente no Ascendente da carta de ingresso solar em Áries quando da ascensão ao poder do atual presidente.



Outra constatação intrigante é perceber que a última vez em que a oposição entre os dois grandes cronocratas afetou casas angulares em mapas de ingresso solar em Áries, foi exatamente em Março de 1952,o ano da revolução egípcia que pôs fim á monarquia!
A próxima carta de ingresso solar em Áries,apresenta justamente a oposição dos planetas mencionados,numa configuração semelhante á de 1952,no mesmo eixo Áries -Libra,o que pode vier a ser a assinatura do ocaso de uma velha ordem ,visto que está afetando não apenas o Egito mas as nações vizinhas,todas com sistema político de certa forma semelhante.


Vejamos os mapas:


20 de Março de 1952 18:05





A colocação de signos cardinais em Ângulos é uma assinatura de mudança.Os signos Cardinais eram chamados outrora de móveis ,refletindo eventos que se manifestam de modo evidente e impactante.

Não poderia deixar de incluir algum comentário sobre eclipses que sejam pertinentes ás regiões que são objeto de nossa investigação.
além de ter sido visível em todo norte da África,o último eclipse Solar do dia 4 de janeiro incide sobre a casa 10 da carta de proclamação da república egípcia, e ,visto que esta é a casa do poder, uma crise ou importantes desdobramentos poderiam ser antecipados no que tange aos assuntos governamentais.
















Nos diz William Lilly sobre características gerais dos eclipses no segundo decanato de Capricórnio:
"Instiga os espíritos dos soldados contra seu comandante-em-chefe ou contra seu Imperador,Rei (....)é o predecessor da escassez de cerais e muitos morrerão devido á essa falta"
Este parágrafo aponta a possível erosão progressiva do apoio militar ao regime de Mubarack ou a simpatia dos soldados pela causa popular egípcia?Por ora essa questão permanece sem resposta, mas a falta de alimentos e bens que tem resultado da paralização do país, aponta problemas que podem sobrevir na economia quanto mais se prolongue a a situação que afeta o país.

A lunação incidindo na casa 10 ou sua proximidade na carta de Eclipse,deve mostrar seus efeitos em 5,6,7 8 meses(de acordo com William Lilly,seguindo Ptlomeu)

No fim do mês de janeiro Saturno entrou em retrogradação,ficou estacionário,coincidindo com o início dos protestos. Como Saturno se encontra na casa 10 tanto na carta de ingresso solar do equinócio da primavera em Março,como do Solstício de inverno(21 de junho),Havendo a repetição do Ascendente em Capricórnio,com um grau de diferença em ambos os ingressos,isto pode refletir o quanto Mubarack relutará em entregar o poder,ou a mudança de regime vir a se consumar.

Os astrólogos hindus também não se furtam a comentar os aspectos entre Júpiter e Saturno,eles que tanto tem apreço pela astrologia preditiva,e alcançam notáveis realizações nessa área de estudos.
Sachin Malhotra,aluno de K. N Rao,grande astrólogo hindu,assim resume o encontro dos planetas que ora discutimos:
"Em astrologia mundana, as conjunções e oposições de Júpiter e Saturno são de grande importância e estudadas muito cuidadosamente.Elas dão nascimento a uma nova ordem mundial e a velha ordem morre.Júpiter é um planeta "jeeva"(vida) e significa a renascença de uma nova ordem mundial Saturno,que significa morte,realiza o trabalho de findar a velha ordem ,quando estes planetas lentos entram em conjunção ou oposição um com o outro em trânsito"
Acredito que o fator que aponta a emergência dessa nova ordem mundial é a presença da combinação Júpiter-Saturno em casas angulares dos mapas de ingresso solar em Áries para 2011,quando calculados para regiões
importantíssimas para a geopolítica no mundo,como China e Oriente Médio.

Malhotra prossegue:
De acordo com K.N. Rao em seu journal of astrology "é necessário lembrar que mudanças dramáticas não ocorrem imediatamente após a conjunção ou oposição entre Júpiter e Saturno.Apenas quando Marte entra em conjunção ou os aspecta é que o processo aparenta ser muito dramático,violento e é lembrado como um marco histórico" (1)


A imagem atrás postada mostra a sobreposição da lunação de 18 de Abril sobre a carta de eclipse: a oposição Marte-Saturno,envolvida na lunação,aspecta o eclipse.Os trânsitos sobre o ponto de eclipse costumam ser destacados como potencializadores do que é prometido pelo eclipse,a transição para outro modelo político.

As lunações a partir de 19 de janeiro apresentam um tema de Marte,como uma música que vai sendo tocada com variações;na de Abril este tema se encontra com o tema de Jupiter-Saturno,colapso da velha ordem,temos então uma mistura explosiva e poderá trazer mudanças decisivas na transição para uma nova ordem.
Atentados violentos contra os governantes,movimentação de tropas,ameaça de golpe de estado,ameaça de guerra civil,confrontos violentos, ou apenas a pressão geral atingindo um ápice, o que quer que ocorra nesse momento, aponta,como escreveu K.N. Rao,algo que poderá ser lembrado como um "marco histórico".
Aqui cabe uma ressalva,como se trata de aspecto universal,temos que ter em mente que estes aspectos sublinhados, evidenciam acontecimentos que podem se abater não somento sobre o Egito, mas envolver paises da região do como a Tunísia,Argélia, enfim,todos com mapas de ingresso solar semelhante, sujeitos á sublevação e a convulsão política violenta.
Igualmente,cumpre estar atento ás regiões do mundo percorridas pela sombra penumbral do eclipse de janeiro, a maior parte da África do Norte,oriente Médio e Ásia central.

Esta lunação de Abril será de importância mundial, visto que afetará as
cartas de ingresso solar de diversos países,como já sublinhei,potencializando a oposição Júpiter- Saturno, em lugares como a China e Coréias e poderá coincidir com crises e mudanças político-econômicas mundiais,sem contar que a ameaça de guerra se fará presente,inclusive na África e oriente médio,como anteriormente mencionado a propósito da sombra do eclipse .

De qualquer modo, Saturno ficou estacionário por volta do dia em que começaram os protestos e está na casa 10 do mapa de ingresso solar em Áries, a referida casa do poder;o planeta deixará a retrogradação apenas em junho,o que pode mostrar um transição de poder que se arrastará por meses,mesmo que Mubarack venha a deixar o poder após a lunação de Abril.
De fato,seria melhor dizer,após as lunações de Abril,uma vez que a lunação do dia 03 não deve ser negligenciada,visto que ativa o grau do Eclipse e simultaneamente o grau da oposição Júpiter-Saturno.
Em outras situaçoes históricas de transição de poder no Egito,onde houve esse fator de Saturno retrógrado, a mudança se efetivou após o planeta ter deixado a retrogradação;talvez vejamos este fato se repetindo agora.



Poderei colocar adendos a este assunto,na forma de posts subsequentes.
Agradeço pelo interesse dos leitores.

Gerson Pelafsky













(1)citado por Sachin Malhotra em seu site Mundane Astrology:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:TVWlwUKpbYQJ:mundaneastro.org/Mundane_Astrology_Articles_2.html+Saturn+retrograde+mundane+astorlogy&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

Um comentário:

Mi Manu disse...

Tudo fica mais tranquilo quando tenho contato como esses.

horoscopo do dia